segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GARIMPAGEM - discos com história


Nada mais gratificante para um maluco por vinil do que estar curtindo um som(LP) com os amigos ou sair pelo mundo garimpando Raridades.
E são nestes dias que belos discos se tornam apaixonantes, já que além de já serem cercados de história, acumulam o apetite voraz dos garimpeiros que voltam para o clube ostentando "seus troféus"...
Logicamente que não dá para citar todo o acervo (já que cada um tem seu valor), porém podemos citar alguns pelo lado sentimental aguçado:

ERIC CLAPTON - NO REASON TO CRY - 1976
A história deste exemplar iniciou comigo quando passando por um sebo da cidade, encontro vários exemplares interessantes que não poderiam estar fora do clube. Para o meu desespero, não tinha dinheiro suficiente para levar todos e comecei a selecionar por uma ordem de prioridades...
Bom, encurtando a história, chorei todo centavo possível para conseguir levar este também, já que ele estava em um estado incrivelmente "novo" e não poderia deixá-lo para trás. Mesmo assim não consegui...
Voltei no sebo outro dia e finalmente o levei para o Clube. Para minha surpresa o "danado" tinha sido prensado na Alemanha em 76, ou seja, um belo achado que deveria estar no topo da prioridade no primeiro dia...
Desde esse dia ele me vem a lembrança sempre que estou garimpando um vinil, ou seja, olhar por completo, estar atento a qualquer detalhe, não somente a capa e ranhuras...
MEU XODÓ
Sugestão: Ouça: Hello old friend
http://www.youtube.com/watch?v=aRpj3r_MrMw

Nazareth - No mean City - 1979
Este disco tem uma história destas de enredo de filme americano. Ganhei ele de um tio que gosta muito do rock anos 70 e que depois de problemas familiares se envolveu com o alcoolismo e vendeu todos seus exemplares por ninharia para conseguir tomar uns tragos...
Segue o desejo de recuperação e que em breve ele se emocione ao reencontrar este lindo exemplar bem cuidado e apreciado.
Sugestão: Ouça: Star
http://www.youtube.com/watch?v=OuVQwa_a6lE


 O 7º e último álbum de estúdio do Dire Straits me foi presenteado por um amigo, que mesmo gostando muito desse disco me fez esta gentileza jamais esquecida para eu completar a coleção da Banda...
Belo gesto. O bolachão vive acompanhando os encontros e "faz" a cabeça da galera no final da festa por seu lado viajão de ser...
Sugestão...ouça: Heavy fuel:
http://www.youtube.com/watch?v=UoRH7oxA_YA&feature=related


Beatles - Abbey Road - 1969
Esta "coisinha linda" foi achada de forma totalmente "sem querer querendo"...
Passando por uma cidade vizinha há trabalho me deparo com uma casa antiga que me chama atenção. Paro imediatamente frente ao sebo e ao entrar, meu primeiro impulso é "caçar" os vinis e logo me deparo com esta obra prima dos Beatles. Este álbum foi o último a ser GRAVADO pela banda apesar de ter sido o penúltimo a ser LANÇADO, ou seja, Let it Be entrou para a história como sendo o último álbum dos Beatles.
Ele também marcou pelas excelentes composições de George Harrison que viveu na sombra até então de Paul e Lennon, e claro, pelo lado rock progressivo que o disco rumou (para mim o melhor da banda).
Importância: O clube pós este exemplar passou a caçar outras "crianças" da banda e hoje possui 80% da discografia dos álbuns.
Ponto negativo: passei a tomar multas de transito pós este achado, já que comecei a ignorar algumas placas para procurar sebos escondidos enquanto dirijo. Não recomendado. Crianças, não tentem fazer isso nas estradas...
Sugestão...ouça: Como together:
http://www.youtube.com/watch?v=03xjifAFagY

Pink Floyd - Animals - 1977
Este exemplar figura aqui por ter uma história engraçada. Meu amigo Mairon (um dos integrantes fundadores do Clube) me envia uma mensagem de uma cidade litorânea vizinha, pós ler uma minúscula notícia sobre um encontro na prainha(Blumenau) no jornal local. O encontro era voltado para cultura e artes e onde seriam expostos além de artes, lp's...
Como a mensagem não seguiu somente para mim, eu teria que ser o mais rápido a chegar no garimpo para encontrar as "melhores jóias".
Pensei eu, vou acordar bem cedo e chegarei no abrir das portas. Assim "exterminaria" meus concorrentes diretos: o baladeiro do clube (hehehe, sem citar nomes e que nunca chegaria cedo por razões óbvias) e o próprio propagador da notícia que chegaria na cidade ávido por achados pós uma viagem de volta. Isso tudo eu consegui, até mesmo tirar minha namorada da cama as 7 da matina num sábado. Só não imaginava que teria que esperar horas(com a adrenalina a mil torcendo para ninguém chegar) para a sessão yoga na grama terminar(nada contra), e ainda me depararia com uma cachinha de papelão somente com uns 30 lp's no máximo debaixo de uma arvore...
Finalizando, foi a caixinha mais rica em tesouros que já achei...entre elas, esta acima...
Sugestão...ouça: Pigs on the wing:
http://www.youtube.com/watch?v=rMBI9aApoik

Sigue Sigue Sputnik - Flaunt It - 1986
Plena puberdade, saindo das fraudas, estudando e sonhando em poder frequentar habitualmente o Baturité...hehehe, bons tempos. Para quem tem mais de.........bom, deixa pra lá...
Este disco está figurando a lista justamente por tocar "nas melhores casas do final dos 80" e fazer parte do meu sonho de consumo da época. Lembro muito bem das tardes pós colégio onde descia as escadarias para o porão da falida Lojas Hering na XV, onde ficava escutando nos fones de ouvido disponibilizados pela loja este disco...
Regado a dance, new have e pitadas de guitarras, ele me deixou sem dormir algumas noites neste ano pois não tinha dinheiro para comprá-lo...Pois bem, os anos se passaram e ele foi garimpado. Confesso que ele anda meio esquecido na prateleira, mais ele figura com carinho na minha lista pelas poucas boas lembranças que tenho da adolescência...
Sugestão....não ouça(rrsrsrsrs) se não estiver com a mente bem aberta...21 Century Boy:
http://www.youtube.com/watch?v=C4AH4fXInQs&feature=related

Eric Clapton - Slowhand - 1977 (1990)
Começo dos 90, a minha vida estava dando uma guinada, meu primeiro emprego surgiu (Estafeta do Teatro da cidade, mesmo sem saber a cultura já estava pedindo passagem), e com ele veio a luz no fim do túnel que procurava. Como nesta época eu vivia a sombra dos desejos familiares, este emprego me abriu muitas portas e ainda me ajudou a formar meu caráter que desfilo hoje em dia...
Por que desta história toda? Eis que na primeira data comemorativa que me aparece, os malucos da época que trabalhavam comigo me presentearam com este disco. Sinceramente eu imagino que tenha feito uma cara de decepção, pois não imaginava, nunca tinha ouvido nada deste senhor...
Graças as forças do além (talvez existam mesmo) que aqueles desgraçados (que xinguei) tenham me apresentado há um dos melhores guitarristas da história do rock and blues.
Nunca vou esquecer, quando ouvi na sequência  Cocaine, Wonderful tonight e Lay down Sally pela primeira vez. Simplesmente sensacional.
E este disco é de 90 justamente por ter sido lançado por aqui neste ano.
Bom, morram de inveja, Este exemplar somente foi manuseado há 20 anos pelo carinha que vos escreve...
Pra mim, uma raridade
Abs e até breve com novas garimpagens.