terça-feira, 10 de setembro de 2013

GARIMPANDO ROCK CATARINENSE ANOS 80

Para aqueles que estão próximos ou pós 40, vão com certeza se lembrar dos momentos fantásticos vividos na adolescência com os BLUMENÁLIAS, ROCK NA RUA ou SKOL ROCK...
Ou como esquecer do ROCK BRITA de Massaramduba ou MONTAINROCK de Timbó...
Grandes tempos...
Para esses então segue um post especial com as bandas locais que fizeram a alegria da rapaziada desta época inesquecível...
Alguns não são lembrados aqui por NÃO tê-los em VINIL....como Ambos os 2, Grifo....

VLAD V
 Em 1993 a banda Blumenauense se desfez e como o Jean(mentor do Vlad V) tinha muito material,  resolveu gravar este disco com músicos convidados. A curiosidade é que este álbum além de ser o primeiro do Vlad V também é uma espécie de disco solo do Jean Carlo. A partir de 1994 a banda se juntou novamente com nova formação (e com várias formações depois) continua na estrada até hoje. Quem gostar da banda pode ter mais informações no site oficial:
http://www.vladv.com.br/ 
Há, quase ia esquecendo, ele está autografado pela galera atual...belo achado.


Ouça: Longe do fim



EXPRESSO RURAL

Um dos ícones da música de SC dos anos 80, o Grupo Expresso Rural surgiu em 1981 em Florianópolis durante o "Boom" dos festivais de músicas estudantis da época.
Fortemente inspirados em grupos como14 Bis e Boca Livre, com pitadas do Rock Rural de Sá e Guarabira com a música Country, o Expresso logo conquistou a cidade, e onde quer que se apresentassem eram sinônimo de casa cheia.
Faziam parte da banda naquela época Daniel Lucena (voz), Vonei Varaschim (guitarra), Zeca Petry (violões), Paulo Back (baixo), Marcos Ghiorzi (bateria), contando com o apoio nos sopros de Tairone Mandeli e Sérgio Bassit.
Em 1983, depois de ter tocado praticamente em todo o Estado e também em SP  o Expresso grava seu 1º disco, NAS MANHÃS DO SUL DO MUNDO. 

RATONES E TUBARÃO



Ex-Ratones, formaram o grupo no final da década de 70, porém foi em 1984 que mudaram de nome, assinaram contrato com a gravadora RCA e se destacaram com os sucessos: "História de Amor", "Feitiço" e "Só Dá Você".
Lançaram mais três discos; "Tubarão e Expresso (com a banda Expresso)", "Tubarão (disco homônimo)"e "Perdidos no Deserto", este contendo a balada "Tudo na Vida é Um Sonho", sucesso nas rádios, principalmente no Sul do país.
Fonte: http://www.vitrolaverde.com.br/2011/06/relembrando-banda-tubarao.html
OUÇA: Vou conquistar seu coração
OUÇA: Vício do amor

AVE DE RAPINA

 A banda Ave de Rapina surgiu nos anos 80, na cidade de Laguna. "Sons, Baladas e Blues", 
que faz parte do disco Própria Luz, de 1988, tocou bastante na extinta rádio União FM, de 
Florianópolis. 
Fonte: http://www.rocksc.com.br/2009/10/sons-baladas-e-blues-ave-de-rapina.html
OUÇA: Sons, baladas e blues


4ª REDENÇÃO

Banda de Itajaí que gravou este único disco em 1985.
Tocava em todos os bailes da região...
OUÇA: América Menina

ENGENHO


Provavelmente o primeiro grande nome musical de SC, o grupo ENGENHO foi criado em 1979 e fazia um som que misturava rock rural, MPB e pitadas de folclore e manifestações populares...
Ouça: http://www.youtube.com/watch?v=8oM6xGCy5wk

SUL FLUIDO

Escova iniciou a carreira de músico, tocando no Bar Saloon, foi virando figura carimbada nas noites de Balneário Camboriú. Passado um tempo, já com músicas consagradas nos barzinhos e eventos locais, como Laranjeiras e Brilho, Escova recebeu incentivo do empreendedor e amigo pessoal Beline, para gravar um disco.
Beline batalhou patrocinadores, investidores e produziu o disco. Com o material pronto para gravar, músicos escolhidos, nome do disco escolhido, faltava o nome da banda. Em consenso, foi escolhido o nome SUL FLUIDO, nome de uma das músicas do disco, em homenagem ao seu compositor, Roy Moser Pinheiro, por se tratar da única composição de um não integrante da banda, Roy havia falecido, virado estrela.
A música SULFLUIDO fez grande sucesso em todos os shows no Vale do Itajaí, pois a canção foi classificada e obteve o 2º lugar, no IV Festival Universitário da Canção, que aconteceu em Blumenau, 1980.

Fonte> https://www.facebook.com/sulfluido/info

3 comentários:

Comentário: