quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GARIMPANDO NA "TERRA DO SOL NASCENTE"


Não, Infelizmente não tive o prazer de garimpar no Japão onde tecnologia e qualidade caminham juntas no segmento musical. Apenas um intercambio com um ex morador do interior paulista que vive na província de Aichi Ken, cidade de Handa, península de Chita que fica próxima de Nagoya, que é assíduo leitor do blog e que gentilmente enviou fotos e informações importantes para podermos compreender como funciona o garimpo por lá...  

 Segundo ele, os nossos famosos Sebos por aqui, são conhecidos por lá como Recycles e não são tão organizados como imaginamos, com exceções de lojas especializadas no ramo. Nesse segmento de lojas de usados, geralmente as obras primas estão misturados a eletros e móveis escondidos pelos cantos...
 Como o amigo japonês autorizou usar seu texto explicativo por aqui, acredito ser muito mais agradável aos leitores captar na íntegra os sentimentos e a visão real do próprio garimpador em suas palavras que cito abaixo:


"Se levar em conta o grau de avanço tecnológico, o Japão é um dos melhores países para se encontrar raridades do rock, o que chega a ser um paradoxo, pois muitos dos discos não são encontrados nos seus países de origem, mas se encontra por aqui.
Logicamente existem raridades sim, o que vai levar em conta é o preço, e as vezes chega a alguns absurdos, mas tem quem paga, como o que eu vi essa semana o Dark Side Of The Moon vendido por 101.000 Y, o que daria em torno de 2.240,00 reais, porem é a primeira edição completa (mint) da Inglaterra.
Mas o que eu gosto mesmo é dos locais empoeirados e atulhados de bagunça em que você encontra coisas por 100Y."
link do disco do Floyd arrematado no leilao:
 http://yahoo.aleado.com/lot?auctionID=r98386478
Uma das melhores lojas, porem eu nao entro nem na porta....
http://sorc.co.jp/stocklist.html
Outra que vende no leilao, porem sao caros demais:
 http://yahoo.aleado.com/ya?y=openuser.auctions.yahoo.co.jp/jp/user/euclid_vinyl
Ed Luis


 "O Hard Off é uma rede de 691 lojas espalhadas pelo Japão de coletas de usados, e eles atuam em todas as áreas captando usados a preço de banana e vendendo bem mais caro.
Em quase todas as lojas tem um canto reservado para os disco de vinil, mas encontrar uma que tenha bons títulos é raro, mas a vantagem é que o preço do disco é definido pelo gerente da loja e como as vezes pode ocorrer de algum não ter muita noção, você pegar algo bem em conta. Outro ponto é a pura sorte de entrar em um dia de descontos de 50%, o que me aconteceu duas vezes e da ultima foi como ganhar na loteria."
Ed Luis

Definindo LPS Com OBI:


"A melhor de Aichi é ha poucos quilômetros da minha casa, em Higashiura, porem o gerente sabe valorizar, a unica coisa é que não valoriza quanto ao OBI.
Obi e aquela faixa que tem nos discos japas, que segundo o Ed Motta define o preço de um disco de vinil japonês."

"Esse conceito do Motta não deve ser levado ao pé da letra, pois mesmo sem o OBí, o disco aqui possui valor de mercado e não o que ele fala de não valer nada.

"Mas o fato é que a maioria dos japoneses ao comprar os discos, jogavam o OBi fora, pois ele atrapalhava a visao da capa como no original e o OBI tinha a função de grafar o nome da banda na escrita japonesa, usando o caractere hiragana. O que acontece no ocidente é uma valorização do OBI por destacar o disco como japa, portanto um com OBi pode valer mais que um sem."

"Chega a ser hilario como eles pronunciam os nomes das bandas por aqui, PU RA N TO  RO BE TO (Plant, Robert). REDO ZEPERIN(led), PINKU FUROIDO(Pink Floyd) e por ai vai, o que mais me intrigou foi quando eu ouvi EIEROPI (E.L.P) é como eles se referem ao Emerson Lake & Palmer. "
Ed Luis

Depois dessa incrível viagem pela informação, que tal curtir um LP JAPA genuíno?
Abs e até a próxima
Dd



Um comentário:

  1. Já conhece o site discofacil.com.br ? Gostaria de convidá-los para conhecer, comprar, anunciar e vender com segurança e muitas facilidades de uma loja virtual exclusiva de vinil e afins. São centenas de vendedores e milhares de produtos.

    ResponderExcluir

Comentário: